A celebração dos 18 anos da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) durante a reunião da Direção Nacional apontou os principais desafios para a classe trabalhadora em 2026. Nos dias 11 e 12 de dezembro, em São José, na Região Metropolitana de Florianópolis (SC), dirigentes de vários estados brasileiros também debateram e definiram o plano de ações da Central.
"É muito importante a reunião no fim de ano para avaliarmos o cenário político e definirmos um plano de lutas. Além disso, as secretarias também definiram suas ações. A luta seguirá firme em defesa da democracia, da soberania nacional e dos direitos, e para reforçar os laços de unidade e solidariedade da classe trabalhadora", afirmou o presidente da CTB, Adilson Araújo.

Com presença forte, a bancada da Bahia contribuiu com os debates as proposições levantadas nos debates. "A CTB Bahia e á maior seção da Central no Brasil e a maior do estado, dirigindo grandes entidades, do campo e da cidade, e dos setores público e privado. Aplicaremos as decisões da reunião no estado e reforçaremos as lutas pelo fim da desumana escala 6x1, pela taxação dos super-ricos e nas eleições 2026, para reeleger o presidente Lula e parlamentares mais comprometidos com a nossa classe", destaca Rosa de Souza, presidenta da CTB Bahia.
Os classistas reafirmaram a defesa de bandeiras importantes:
>> Defesa intransigente dos direitos da classe trabalhadora e de um projeto nacional de desenvolvimento soberano;
>> Unidade de ação do movimento sindical classista, democrático e plural;
>> Defesa da unicidade sindical;
>> Compromisso com a justiça social e a igualdade de gênero, raça e geração;
>> Fortalecimento do Estado Democrático de Direito e pela ampliação da democracia;
>> Solidariedade internacional entre os povos e a resistência ao imperialismo; e a perspectiva estratégica de transformação social.

Mais fotos no instagram: @ctb.bahia