FLEMACON faz conferência pelos 55 anos com líderes latino-americanos

FLEMACON faz conferência pelos 55 anos com líderes latino-americanos

Geral 25/10/2025 Escrito por:

Para marcar seus 55 anos, a FLEMACON (Federação Latino-Americana de Trabalhadores da Construção, Madeira e Materiais de Construção) realizou, nesta sexta-feira (24),uma conferência com várias lideranças sindicais do setor da construção do Uruguai, Brasil, México, Argentina, Colômbia, Chile e Venezuela.

O encontro marcou o Dia dos Trabalhadores da Construção Civil da América Latina e Caribe e foi realizado de forma híbrida (presencial na sede da FETRACOM-BASE, em Salvador, e pela internet). A presidente da entidade, Lúcia Maia, saudou os presentes, parabenizou a FLEMACON e cumprimentou os trabalhadores e trabalhadoras da construção da América Latina e Caribe pelo seu dia.

O deputado uruguaio Daniel Diverio proferir a palestra da conferência. Ele falou sobre a importância da FLEMACON nas lutas históricas dos trabalhadores e na resistência às ditaduras na América Latina. Enfatizou a importância da organização popular e da busca pela unidade na luta. Destacou a situação caótica a que os trabalhadores da Bolívia e do Peru estão submetidos sob governos de direita. Falou também da corajosa luta do povo venezuelano, unido no enfrentamento aos ataques do imperialismo estadunidense, em defesa de seu patrimônio, recursos naturais e governo. Falou também do genocídio perpetrado por Israel, com a ajuda do governo do presidente Trump nos EUA, contra o povo palestino e elogiou a resistência do povo cubano.

A dirigente leu uma mensagem enviada pelo Secretário-Geral da UITBB, Michalis Papanikolaou, ressaltando os 55 anos como "a história de uma batalha incessante, uma história marcada pela luta de classes, pela firme defesa da paz e pela resistência inabalável contra a exploração capitalista e o imperialismo que assola nossos povos na América Latina. Este dia simboliza a unidade, a dignidade dos trabalhadores e o compromisso contínuo com a justiça social e a construção de um mundo sem opressores nem oprimidos. A UITBB valoriza muito o espírito internacionalista da FLEMACON e seu papel na articulação da resposta global dos trabalhadores.”

A conferência teve a presença de várias sindicalistas, além de Lúcia Maia: Vandalva Rosa (SINTRACOM Sudoeste); María Nery, (SINTRACOM-BA; Sônia María (FETRACOM-BASE), Karinia e Junia (SINTICESB Extremo Sul); Nicole (SINTEC-Chile), e Adriana Herrera (México).

com informações da FLEMACOM