Emanoel Souza repudia ataques de Eduardo Bolsonaro ao Banco do Brasil

Emanoel Souza repudia ataques de Eduardo Bolsonaro ao Banco do Brasil

Geral 26/08/2025 Escrito por:

As mentiras do deputado federal fujão Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sobre o Banco do Brasil viraram caso de polícia. A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou à Polícia Federal (PF) notícia-crime pedindo a abertura de inquérito para investigar o absurdo que pode desestabilizar o Sistema Financeiro Nacional.

Segundo a AGU, as publicações têm “potencial de fomentar uma verdadeira corrida bancária para retirada de valores dos bancos” e causar prejuízos de grande escala à economia brasileira. O Banco do Brasil acionou a AGU após registrar, na sexta (22), a circulação de postagens com “fatos de extrema gravidade”, classificando-as como um risco à normalidade institucional.

Para o dirigente da CTB e da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, são ataques criminosos dos "traidores da Pátria" ao Brasil. "O BB é um banco público de 217 anos e muito importante para o País. Precisa ser defendido por toda a sociedade. É essencial a Polícia Federal investigar e a Justiça brasileira punir exemplarmente um deputado eleito por brasileiros em São Paulo e que, covardemente, foi para os Estados Unidos conspirar contra sua Nação e instituições sérias", enfatiza.

OUTRO DEPUTADO

Além de Eduardo Bolsonaro, foi citado o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). No dia 20 de agosto, Eduardo afirmou, em seu canal no YouTube, que o Banco do Brasil seria cortado das relações internacionais e estaria a caminho da falência. Já Gayer escreveu em suas redes sociais: “Tirem seu dinheiro dos bancos, Moraes vai quebrar o Brasil”.

Segundo a AGU, “observa-se uma ação articulada de disparo massivo de publicações que buscam aterrorizar a sociedade com a perspectiva iminente de um colapso no sistema”. Para a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), "a tentativa de Eduardo Bolsonaro e seus aliados de espalhar fake news contra o Banco do Brasil é mais um capítulo da velha tática bolsonarista: atacar instituições sólidas para fragilizar a democracia e criar um clima permanente de caos e desconfiança".

com informações da Revista Fórum e do Vermelho