Esta sexta-feira (1º), foi de grandes manifestações no Dia Nacional de Mobilização pela Soberania Nacional. A CTB, as demais centrais, partidos do campo democrático e os movimentos sociais se juntaram às frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular foram às ruas em resposta aos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e à taxação de 50% imposta sobre as exportações brasileiras.
Na Bahia, o ato aconteceu às 15h, com uma caminhada do Campo Grande até a Praça Castro Alves. Mais uma vez, a CTB Bahia e seus sindicatos classistas reforçaram o protesto. "A postura firme do presidente Lula, o trabalho da comissão de senadores e da diplomacia brasileira já garantiram que o tarifaço fosse adiado para 6 de agosto e que quase 700 produtos ficassem fora da taxação. Nossa luta é contra essa interferência dos EUA na soberania do Brasil, querendo interferir politicamente no julgamento de golpistas liderados por Jair Bolsonaro. Vamos realizar novos atos para envolver a sociedade", afirmou a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza.
Secretário de Combate ao Racismo, Jerônimo Silva Junior ressaltou que é um absurdo a medida de Trump ter sido festejada por Eduardo Bolsonaro e outros bolsonaristas. "Essa taxação pode prejudicar a economia e o emprego, no momento em que o desemprego caiu para 5,8%. Estaremos juntos com a Frente Brasil Popular e a Frente Povo Sem Medo por nossa soberania", disse.
Para o secretário sindical do PCdoB Bahia e presidente da FEC Bahia, Jairo Araújo, o movimento deve crescer. "Estamos retomando as mobilizações e o povo brasileiro está entendendo a ameaça que é Donald Trump para um mundo de paz e desenvolvido com os países se respeitando de mantendo relações diplomáticas e comerciais com respeito à soberania de cada nação", enfatizou.
Marcaram presença na manifestação dirigentes da APLB, ASSUFBA, FEC Bahia, FETRACOM-BASE, SINTRACOM-BA, Bancários, Comerciários de Salvador, SintraSuper e Sindibeb. No ato, manifestantes levaram cartazes e uma prisão móvel com Jair Bolsonaro preso. Mais fotos no Instagram: @ctb.bahia