A dirigente da CTB Bahia e da APLB-Sindicato, Arielma Galvão, representou nossas entidades no Encontro dos Coletivos da CNTE, realizado em Recife (PE), nos dias 17 e 18 de Julho. O encontro debateu temas importantes como no painel “Panorama Educacional – Perspectivas Sindicais, Internacional e Governamental”.
No segundo dia, Arielma falou sobre a identidade dos profissionais de Pedagogia, o papel da Coordenação Pedagógica e os principais desafios do suporte direto à docência. A sindicalista destacou a greve dos professores de Salvador, que durou 74 dias, fortalecendo o debate sobre resistência e o necessário combate à criminalização do movimento sindical, que faz a defesa dos direitos da classe trabalhadora. "Lutar é direito e nao é crime. Por isso, defendemos a soberania do Brasil e o fortalecimento da identidade dos trabalhadores e trabalhadoras em Educação, respeitando as demandas de cada segmento", enfatizou.
Por videoconferência, a senadora Teresa Leitão abordou a importância da educação como instrumento fundamental para o desenvolvimento do país e destacou o andamento do novo Plano Nacional de Educação (PNE), que segue sendo discutido no Congresso Nacional. A CTB e a APLB Sindicato seguem atentas para garantir o debate representativo feito nas Conferências de Educação realizadas no Governo Lula, com o fortalecimento da participação popular, movimento sindical e sociais.
BRASIL SOBERANO
Os participantes, também, debateram temas como mercantilização da educação pública; as novas formas de controle da produção do conhecimento; Inteligência Artificial; as especificidades dos especialistas, coordenadores e pedagogos; e a valorização da carreira e do piso.
O Encontro homenageou os vencedores do Concurso Juventude que Muda a Educação Pública, promovido pela CNTE, e teve várias bandeiras e palavras de ordem, dentre elas “Brasil Soberano” e “Não à regulamentação do Conselho Federal de Pedagogia”.
com informações da CTB Nacional