Rosa de Souza debate desafios atuais em plenária da CTB Extremo Sul e FETAG

Geral 11/04/2025 Escrito por:
Nesta sexta-feira (11), dirigentes de vários sindicatos do Extremo Sul debateram os desafios políticos e do sindicalismo na Plenária Anual realizada pela CTB Regional e a Delegacia Sindical da FETAG-BA. O encontro aconteceu na sede da APLB-Sindicato. Além da conjuntura, as lideranças discutiram o papel do sindicalismo urbano e a organização da Central na região, abordado pelo coordenador da CTB na região, João Milton, e a atuação do sindicalismo rural, tratado pelo dirigente da FETAG, Tico Lisboa.
Sobre a conjuntura, a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, destacou o momento vivido pelo governo Lula. "O povo brasileiro elegeu um presidente do campo popular, mas formou um Congresso conservador, que vive pressionando e chantageando Lula com pautas cheias de retrocessos. Mesmo assim, podemos ver os efeitos positivos das políticas implementadas", ponderou.
A dirigente se referiu aos números positivos da gestão petista: crescimento do PIB em 3,4% no ano passado (acima do projetado pelo mercado financeiro); geração de mais de 3 milhões de empregos nos dois primeiros anos; melhora da massa salarial com a valorização do salário mínimo; menor taxa de desemprego dos últimos 12 anos (de 6,6%); redução da pobreza; e programas sociais como Minha Casa, Minha Vida, Pé-de-Meia e Farmácia Popular, entre outros.
PLEBISCITO POPULAR
Para a sindicalista, tem uma luta importante neste ano para o movimento sindical. "As centrais sindicais estão unidas com as frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo para realizar, em setembro, o Plebiscito Popular pelo fim da escala 6x1, a taxação dos super-ricos e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Vamos participar das ações na Bahia", enfatizou. "A CTB conta com vocês, dirigentes, na luta por mais avanços do governo Lula. Queremos um Brasil com desenvolvimento, geração de empregos, mais direitos e a valorização do trabalho", completou.
Rosa de Souza parabenizou o trabalho de João Milton, que deixou a coordenação da CTB, e os novos coordenadores, Junia (SintCesb) e Tico Lisboa (STR Eunápolis). Também saudou os demais membros da CTB Regional Extremo Sul: Eliane (SRT Cabrália), Sandro (STR Itagimirim), André (APLB), Benedito (SintCesb), Inocêncio (SRT Guaratinga), Ademar (STR Alcobaça) e Jairson (SRT Mucuri).
A dirigente destacou a coordenadora da APLB-Sindicato e da CTB Regional, professora Brasília Marques, anfitriã da plenária que contou com a presença de 12 cidades e 15 sindicatos, como APLB, Construção Civil, Bancários, Comerciários, Sindicarne e vários STRs da região.