O Dia do Jornalista (celebrado em 7 de abril) ganha um caráter ainda mais especial neste momento de ofensiva da extrema-direita com a distorção de fatos, construção de narrativas fora da realidade e disseminação de muita desinformação. A CTB Bahia saúda a categoria, o Sinjorba e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), reforçando o seu compromisso com a valorização dessa importante profissão.
Para o vice-presidente da Central, Emanoel Souza, também formado em Jornalismo, é importante reforçar a luta pela aprovação da PEC do Diploma e contra a precarização do trabalho no setor. "A luta pela valorização e fortalecimento dos jornalistas e dos profissionais da comunicação precisa ser apoiada por todos os trabalhadores e pela sociedade. Ainda mais neste momento, onde a luta pela democratização da comunicação, pelo fortalecimento da democracia e contra as Fakes News precisa desses profissionais reconhecidos e fortalecidos", enfatiza.
Segundo levantamento da FENAJ, com base na Rais (Relação Anual de Informações Sociais), nos últimos dez anos, a categoria perdeu 18% dos empregos formais no país. A situação se agravou com a pejotização, onde as empresas impõem a jornalistas a abertura de empresas para manter seus vínculos de trabalho. A Federação tem atuado firmemente contra essa prática.
Outra luta da entidade é pela aprovação da PEC 206/2012, que restabelece a exigência do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Aprovada no Senado, a matéria aguarda votação na Câmara dos Deputados. A FENAJ atua junto aos parlamentares e à sociedade para garantir sua aprovação.
com informações da FENAJ