Após o reconhecimento da categoria nas eleições, com a Chapa 1 – Para Continuar Avançando recebendo 90,43% dos votos, a nova diretoria do Sindicarne tomou posse nesta quarta-feira (4). A solenidade aconteceu na Casa São José, em Salvador, com a presença de familiares dos eleitos e lideranças do movimento sindical.
Reeleito coordenador-geral, Ronielson Conceição reforço o nome da chapa afirmando que o Sindicato vai continuar avançando nas lutas. "Essa nova diretoria representa o chão de fábrica em cada canto do estado e nas principais empresas. "Todos mostram compromisso com a defesa de direitos da categoria", afirmou.

O dirigente destacou que a agenda será casada entre a luta econômica e luta política nas fábricas. "Vamos mostrar que temos lado, defendendo nossa categoria e fazendo luta política, especialmente nas eleições de outubro. Não permitiremos o que aconteceu na Argentina, onde o presidente Millei aprovou no Congresso a jornada de trabalho de 12 horas por dia. Temos que eleger quem tem história ao lado do povo e dos trabalhadores. É reeleger Lula e exigir revogação de pontos da reforma trabalhista, e eleger deputados e senadores comprometidos com a classe trabalhadora", enfatizou.
Adelmiro Almeida lembrou do início das lutas com a fundação do sindicato. "Tivemos o apoio de outras entidades, como o Sindibeb, o Sindicato dos Metalúrgicos, nos ajudando a entender como organizar os trabalhadores, realizar assembleias, negociar com os patrões e entender como a política interfere na vida de quem passa o dia dentro de uma empresa", frisou.

APOIO DO MOVIMENTO SINDICAL
O coordenador-geral da APLB, professor Rui Oliveira parabenizou as mulheres pelo 8 de Março e defendeu que a luta contra a violência e o feminicídio, é de todos. "É importante pensar, sempre, na renovação de quadros e na formação dos dirigentes sindicais. Vivemos mudanças profundas no mundo do trabalho, com a precarização e a pejotização, exigindo muito dos sindicalistas. No campo político, nosso grande desafio é renovar os parlamentos com mais representantes da classe trabalhadora e do movimento sindical. Na Bahia, meu nome foi lançado pelo PCdoB para representar esse segmento. Vamos ser a voz dos interesses da classe trabalhadora na Assembleia Legislativa", destacou.

Presidente da Federação dos Comerciários da Bahia e secretário sindical do PCdoB no estado, Jairo Araújo defendeu que é preciso valorizar e fortalecer os dirigentes e os sindicatos. "São importantes para garantir piso salarial acima do salário mínimo e vários direitos além da legislação trabalhista. Temos que nos preparar para a grande batalha eleitoral, reelegendo Lula e novo Congresso Nacional", afirmou.

Representando a CTB Bahia, Adriano Abreu reafirmou o compromisso da Central com o Sindicarne, "um sindicato de luta em toda a Bahia e que vai seguir fortalecendo o sindicalismo classista e as políticas da CTB.

Saudaram a nova diretoria Roberto Santana (Sindibeb), Camila Martins (Contac), Valdemir Souza (FETRACOM-BASE), Dácio Angelo (presidente da Fetiaba), Reinaldo Bombom (presidente do Sindibeb) e Carlos Pereira (presidente do Sindialimentação). Todos reforçaram a importância do papel dos dirigentes sindicais para conscientizar os trabalhadores na luta pelo fim da escala 6x1 e na participação das eleições para reeleger o presidente Lula e mudar o Congresso Nacional, hoje de maioria conservadora, fazendo o debate nas bases.
