CTB Bahia avalia cenário e aponta lutas prioritárias em 2026

CTB Bahia avalia cenário e aponta lutas prioritárias em 2026

Geral 20/12/2025 Escrito por:

Em sua última reunião do ano, nesta sexta-feira (19), a direção estadual e as coordenações da CTB avaliaram o cenário político e definiram as lutas prioritárias em 2026. A presidenta da Central, Rosa de Souza, enfatizou a luta pelo fim da escala 6x1 e as eleições gerais de outubro como os principais desafios dos classistas. "Mas, não descuidaremos da formação dos nossos dirigentes e de ações nas outras áreas. Por isso, pedimos que as secretarias e as coordenações regionais definissem seus planos de trabalho", pontuou.

O vice-presidente da CTB, Hermelino Neto, reforçou a importância das eleições e de uma participação ativa dos sindicalistas. "Nossos sindicalistas não poderão ficar na zona de conforto e precisarão reforçar o seu papel dirigente para mobilizar trabalhadores e a sociedade para derrotarmos a extrema-direita, reelegendo Lula e nossos parlamentares", frisou. 

Dirigente nacional do PSB, Claudemir Nonato "Pig" destacou a unidade da CTB para enfrentar os desafios. "A reforma trabalhista retirou direitos e enfraqueceu os sindicatos. Vamos superar as dificuldades e fragmentação dos trabalhadores para reeleger Lula e melhorar a representação popular na Câmara e no Senado", afirmou.

CANDIDATURA SINDICAL

Pré-definido como candidato do sindicalismo classista para a Assembleia Legislativa da Bahia em 2026, o coordenador-geral da APLB, Rui Oliveira, ressaltou que o mundo vive sob tensão com a agressividade dos Estados Unidos, que impõem força militar e econômica a muitos países. "No Brasil, para derrotar a extrema-direita, os movimentos sociais precisam superar as dificuldades de mobilização e os sindicatos, a fragmentação das categorias, que dificulta a representação sindical. Temos que capitaliza medidas do governo Lula, como a isenção do IRPF até R$ 5 mil. Nossa unidade será fundamental", enfatizou.

Em mensagem por vídeo, a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) parabenizou a CTB pelas mobilizações junto com as outras centrais e reforçou como prioridade a luta pelo fim da escala 6x1, as reeleições de Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, e a eleição dos parlamentares vinculados à classe trabalhadora.

Mesmo em viagem internacional, o presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, falou por videoconferência e saudou a força da CTB Bahia na construção da Central e das lutas. Fizeram saudações na abertura os dirigentes Reginaldo Oliveira (Comerciários de Salvador), Raimunda Oliveira (APLB e vice-presidente a CTB Bahia),  Daiane Alcântara (SINTEST-BA e CTB Portal do Sertão) e Antônio Inácio (FETAR-BA).

PLANO DE LUTAS

Sobre o planejamento, o secretário-geral da CTB Bahia, Ailton Araújo, falou da importância dos planos definidos pelas secretarias e coordenações regionais. "Junto com a orientação política, eles vão orientar a nossa ação daqui para frente", afirmou.

Por videoconferência, a secretária de Formação, Déborah Irineu, falou das linhas gerais do planejamento. "Nosso plano estratégico é para 2026 e 2027, com o objetivo de fortalecer a ação política e organizativa da CTB no estado. Ele resgata as diretrizes definidas no 6º Congresso Estadual e no 6º Congresso Nacional. Com base nisso, as secretarias e as coordenações regionais têm autonomia para definir suas iniciativas. Após a reunião, vamos incorporar as sugestões que forem levantadas pelos dirigentes", disse. Mais fotos no instagram: @ctb.bahia

Falaram sobre o ponto os dirigentes e deram contribuições:

João Milton (Extremo Sul e da direção estadual): crescer a CTB disputando eleições sindicais

Jaelson Dourado (Comerciários de Salvador): ações sempre vinculadas à disputa eleitoral

Adriano Abreu (Sindibeb): CTB e sindicatos combatendo a invasão das bases por oportunistas 

Jailton Andrade (Petroleiros e secretário de Cultura e Lazer): realizar ações mais coletivas entre secretarias, e ações unitárias, como o Bonfim classista: sindicatos com visual da CTB, por exemplo

Camila Carvalho (Sindibeb): mais debates com as bases sobre a importância das eleições

Ivanilda Brito (Sindisaúde e secretária de Imprensa da CTB): garantir os dirigentes nos encontros estadual e nacional de Comunicação

Jobson e Jurandir (Rodoviários): reforçar a luta pela mobilidade e a tarifa zero no transporte público

Cherry Almeida (Comerciários de Salvador): não perder o foco das eleições de outubro

Celso Argolo (Bancários de Jequié): melhorar as finanças e disputar sindicatos pelegos

Deoclides Cardos e Tiago Almeida: os dois representantes do movimento Reconstruir o Sindimed pediram apoio para as eleições na entidade, em 2026

Também falaram reforçando as ações sugeridas: Evilásio Pereira (Sindiprev); Arielma Galvão (por videoconferência); João Santana (APLB) e Ednilson Silva (SINTRACOM/SUDOESTE). Após os trabalhos, os dirigentes se confraternizaram e celebraram os 18 anos da CTB.