Jhay Lopes destaca importância da Conferência Nacional de Direitos Humanos
Geral 19/12/2025 Escrito por:
A CTB marcou presença na 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, realizada em Brasília de 10 a 13 de dezembro. Representantes da sociedade civil e do poder público debateram várias demandas sob do tema central “Por um Sistema Nacional de Direitos Humanos: consolidar a democracia, resistir aos retrocessos e avançar na garantia de direitos para todas as pessoas”.
Representante da Central, a secretária estadual e nacional da Diversidade, professora Jhay Lopes, destacou a importância dos debates. "É importante nesses espaços levar a visão do mundo do trabalho e do movimento sindica. Nas conferências preparatórias, articulamos a aprovação de moções (como a pelo fim da escala de trabalho 6x1), defendendo que a dignidade humana está na base de todos os direitos sociais e fundamentais, sendo impossível alcançá-la com jornadas de trabalho extenuantes", pontuou.
Jhay Lopes ressaltou as contribuições de Hércia Azevedo, secretária adjunta da Diversidade CTB Bahia. "Ter Hércia nesse trabalho significa ter uma voz experiente e comprometida, capaz de transformar as demandas de base em ações concretas no movimento sindical e na política de gênero e diversidade", frisou.
Entre as deliberações da 13ª Conferência, destacam-se:
>> Criação de diretrizes para consolidar o Sistema Nacional de Direitos Humanos, envolvendo sociedade civil, movimentos sociais e governo.
>> A Conferência foi vista como um ato de reparação após quase 10 anos sem um evento nacional, com o objetivo de reconectar o país com a participação social.
>> Assinatura da mensagem para envio ao Congresso da Convenção Interamericana contra a Discriminação e Intolerância.
>> Foco em proteção de grupos vulneráveis (população negra, indígenas, LGBTQIA+, pessoas com deficiência), combate à fome, trabalho escravo, sub-registro civil e violência contra mulheres.
>> Prêmio Luiz Gama & Esperança Garcia, com entrega de honrarias a defensores de direitos humanos.

