Júlio Bonfim e metalúrgicos celebram inauguração da fábrica da BYD

Júlio Bonfim e metalúrgicos celebram inauguração da fábrica da BYD

Geral 10/10/2025 Escrito por:

Um dia importante para a Bahia a quinta (9), com a presença do presidente Lula (PT), que participou da inauguração da nova fábrica da BYD Brasil, em Camaçari. O ato marcou o início da produção brasileira e consolida o Brasil como polo estratégico da companhia para a América Latina.

“A vinda da BYD me traz orgulho. Sei o que é ser trabalhador e ficar desempregado. Esta fábrica representa a recuperação da dignidade do povo de Camaçari. A gente não compra em shopping dignidade e soberania. Sem o trabalhador, não existe indústria”, disse Lula, destacando a luta da categoria metalúrgica e citando Júlio Bonfim, vice-presidente da CTB Bahia e dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos, por sua atuação à frente das negociações, assembleias e lutas por melhores condições de trabalho da categoria.

“Para mim, ser lembrado pelo presidente Lula é uma honra. Esse reconhecimento não é apenas meu. Ele representa todo o nosso sindicato, que é uma construção coletiva de companheiras e companheiros que sustentam a luta diária pelos direitos dos trabalhadores. Eu me considero parte dessa luta. O elogio que o presidente fez a mim, eu estendo a todos os trabalhadores, trabalhadoras e à direção do nosso sindicato, que seguem firmes na defesa de quem faz a indústria acontecer”, disse Júlio, que estava ao lado de Aurino Pedreira e Evandro Florentino.

LUTA VITORIOSA

Para a presidenta da CTB Bahia, Rosa de Souza, a inauguração é o coroamento de uma luta vitoriosa. "Nossa Central acompanhou as lutas dos metalúrgicos e do governo baiano para trazer a BYD e não deixar vazio o espaço deixado pela Ford. Estaremos firmes ao lado do Sindicato e dessa importante categoria", afirmou. 

Marcaram presença  vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o ministro da Casa Civil, Rui Costa; o presidente da BYD, Wang Chuanfu; executivos globais da montadora; autoridades e o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano.

com informações do Sindicato dos Metalúrgicos e Secom-BA