Na celebração do 1º de Maio, CTB reafirma importância da unidade 

Na celebração do 1º de Maio, CTB reafirma importância da unidade 

Geral 01/05/2025 Escrito por:

Um dia inteiro de atividades marcou as celebrações o 1º de Maio em Salvador nesta quinta-feira (1/5). No Farol da Barra, logo às 6h da manhã, teve a Corrida do Trabalhador e da Trabalhadora, com mais de 2 mil participantes. As pessoas que passaram pelo local tiveram vários serviços públicos ofertados pelo governo estadual. No período da tarde, o ato político começou às 14h com as falas de sindicalistas, parlamentares e autoridades. Em seguida, o público curtiu o reggae resistência de Edson Gomes e o samba raiz de Juliana Ribeiro. 

A CTB Bahia e vários de seus sindicatos filiados reforçaram o ato. Antes, a presidenta da Central, Rosa de Souza, participou de um encontro com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). "Mais um ato unificado das centrais na Bahia mostra a importância da unidade da classe trabalhadora para vencer os desafios atuais e ajudar a reconstruir o Brasil. Com o governo Lula, resgatamos políticas sociais importantes, redução do desemprego, melhoria salarial e outras conquistas", afirmou a sindicalista.

O secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Augusto Vasconcelos, lembrou que "o bom momento em que a Bahia vive, figurando na liderança de geração de empregos, é resultado desse olhar sensível do Governo do Estado para as pautas da classe trabalhadora, atuando juntamente com o movimento sindical".

LUTA POLÍTICA

Como em todo ano, parlamentares ligados às lutas sociais levaram seu apoio. A deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) destacou os avanços na Bahia com o governo Jerônimo Rodrigues e ressaltou a importância de o sindicalismo incorporar o combate ao racismo em suas pautas. Os deputados federais Daniel Almeida (PCdoB), Alice Portugal e Lídice da Mata (PSB) enfatizaram a luta política difícil contra a extrema-direita no Congresso Nacional, para aprovar medidas avanças do governo Lula (PT). 

Eles reforçaram a importância da mobilização do movimento sindical para a aprovação dos projetos que estão em sintonia com as reivindicações das centrais: o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho (sem redução salarial); isenção de imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil e taxação dos super ricos; igualdade salarial para homens e mulheres; reforma agrária e fortalecimento da agricultura familiar; e valorização dos serviços públicos e dos servidores.

Durante o ato, falaram os sindicalistas: Renato Ezequiel (Comerciários), Eliete Gonçalves (Assufba), Rui Oliveira (APLB); Edvão Galvão (SintraSuper), Zezé (Sinpojud), Amando de Jesus (SINTRACOM-BA) e Everaldo Braga (Sindiseps), além de Tiago Pascoal (Sinpojud), que conduziu o evento pela CTB Bahia. Veja mais fotos no perfil da CTB no Instagram @ctb.bahia.